segunda-feira, 21 de julho de 2008

Centro de Memória trabalha pela preservação do nosso Patrimônio Histórico Cultural.


O Centro de Memória do Trabalho de Canela (CMTC) pode ser definido como uma instituição sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal promover a preservação da documentação do Patrimônio Histórico e Cultural do município de Canela.
A constituição de arquivos e museus municipais ainda é uma utopia para a maioria dos municípios do nosso Estado. Esse descaso e desconhecimento da instalação e manutenção desses lugares de memória fazem com que elementos significativos de nossa história sejam esquecidos ou, até mesmo, impossíveis de serem recuperados. A massificação da informação nos dias atuais, a homogeneização imposta pala globalização exige uma nova postura para com a constituição das identidades locais. Mais do que nunca é necessário recolher, guardar e conservar as fontes documentais que atestam a nossa trajetória, contribuindo para criar uma postura preservacionista em relação ao patrimônio cultural local.
A inexistência em Canela de um Museu ou Arquivo Municipal e de políticas de preservação, por si só justifica a instalação do Centro de Memória do Trabalho como uma alternativa capaz de suprir esta lacuna. Enfrentamos uma corrida contra o tempo e o esquecimento. Urge que transformemos os vestígios em testemunhos, capazes de construir elementos significativos de identidade local.

Conforme Alexandre Beeck, historiador, “acreditamos que responsabilidade com o futuro de nossa cidade implica na preservação da História de todos. Desta forma consideramos fundamental o envolvimento de cada cidadão na manutenção do CMTC”.

Nenhum comentário: